sexta-feira, 15 de maio de 2009

Educação você pode ser um gigante ou um anão!!! Grande ou pequeno, pequeno ou grande... Insignificante?? Depende... DE VOCÊ!!!!



Num Dado E-vento!


(...) Meu Lenço, meu relógio, meu chaveiro, minha gravata e cinto e escova e pente, meu corpo, minha xícara, minha toalha de banho e sabonete, meu isso, meu aquilo, desde a cabeça ao bico dos sapatos, são mensagens, letras falantes, gritos visuais, ordens de uso, abuso, reincidência, costume, hábito, premência, indispensabilidade, e fazem de mim homem-anúncio itinerante, escravo da matéria anunciada (...)
Carlos Drumond de Andrade



A participação no diferente e-vento me fez pensar quem somos nós, qual lugar ocupamos, onde queremos chegar e o que efetivamente está inerente ao ser humano!!!
A resposta para a pergunta "O que você levaria para o futuro dos humanos?" me surpreendeu...
Certo é que a proliferação das tecnologias e mídias afetam diversos segmentos da vida dos humanos e em meio as propagandas, aos avanços tecnológicos e as mudanças constantes e excessivas, o aluno autor do desenho acima deixa fluir e expressa-se com desejos de que o futuro chegue com características abstratas em que só será possível se estivermos sensibilizados a crer sem ver, apalpar sem tocar, sentir sem saber de onde vem e para onde vai!!!
A importância da escola e do professor mediador reforça-se em momentos como este, em que percebemos que a educação que estamos oferecendo está como uma semente plantada em boa terra, que pode germinar e nascer...
Ao retomar e ampliar a idéia e prática de professor mediador é que se possibilita vencer os desafios culturais e aqueles que remetem ao medo do desconhecido e novo e reconstruir sua prática, de modo que as ações sejam voltadas ao interesse dos alunos, as necessidades gritantes sociais e que de qualquer forma possam incidir nas propostas pedagógicas!
Ver o resultado da atividade desse aluno é surpreendente...

Educadores não podem esquecer-se de reeducá-los e sensibilizá-los a enxergar e sentir a essência da vida, descentralizando total necessidade de tecnologias e mídias, atingindo uma situação mediana em que o educando aprende e se encontra no mundo!!

Um comentário:

  1. Que bonito, Cris! Seu texto tem característica de 'sementes de um artigo' a ser criado. Adorei ver representado no desenho o que as crianças levariam para o futuro.
    Bjinhos.
    Fátima.

    ResponderExcluir